terça-feira, 26 de abril de 2011

Considerações sobre o processo seletivo da Facomb

Algumas considerações sobre o caso Nádia Timm depois de ler:

http://www.jornalopcao.com.br/posts/reportagens/polemica-sobre-a-facomb-e-um-relato-de-caso

Pesquisa leva tempo e costuma ser algo muito caro. No Brasil, devido ás nossa história econômica e política é difícil contarmos com vastos recursos para a pesquisa. Que, infelizmente ainda estão sendo reduzidos pelo governo Dilma, devido à conjuntura e não a ela, nem ao partido.

Mas, gostei do texto do Flávio, pois mesmo médico e filósofo ele percebeu que pesquisa é algo raro no nosso país. E, eu como economista acrescento que os recursos escassos demandam escolhas muito delicadas. E, como o Flávio bem argumenta o orientador precisa saber se a pesquisa proposta terá início, meio e fim.

E, é por um simples motivo, não podemos deixar que a pesquisa pereça ainda mais. Tudo bem que os destinos do investimento no país sejam diferentes dos nossos pedidos educacionais, mas quando depende de um professor doutor a escolha, acho difícil ele errar.

Mas, para compreender algumas escolhas é preciso reconhecer que muitas vezes não estamos prontos para a pesquisa, que queremos apenas o título, percebe-se facilmente quando o dito pesquisador quer apenas um nome extra para colocar antes do seu, por vaidade ou por ganância.

Não que os pesquisadores de fato, não tenham nenhuma das duas coisas, muitos as têm e de sobra. Porém, antes é preciso ter o desejo da descoberta e isso, passa sim por longos caminhos que se estendem para além dos muros das universidades. Conduzir pesquisas independe de estar vinculado a programa de pós-graduação, e é facilmente visível pelo número de eventos científicos que o pesquisador participa. Infelizmente não conheço tão bem o currículo dos candidatos aprovados ou reprovados na seleção de mestrado da Facomb, ou de outras instituições. Mas, conheço o meu, e há mais de 30 congressos pelos quais já passei antes de iniciar o mestrado.

E, sim estudei durante mais de um ano para a seleção da Facomb, e um colega, que inclusive foi reprovado, passou em um final de semana na minha casa, e vendo meu desespero em meio aos livros, pesquisas e congressos me disse, "não se preocupe ano que vem tem mais". Porém eu lhe respondi, "não se trata de ser aprovada ou não, trata-se da minha pesquisa, que já tem algum tempo fora da Faculdade e eu quero melhorá-la, mas não tem problema, caso eu não passe no ano que vem vou continuar pesquisando".

Então, o processo da pesquisa, e me refiro aqui, especialmente ao Brasil, é extremamente complexo, por tratamos de recursos e de tempo unidades escassas. E, quer saber, esse é o objeto de estudo da Economia matérias primas limitadas em confronto com os desejos humanos ilimitados.

Acredito que precisamos sobre todas as coisas pesquisar mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário