sábado, 27 de fevereiro de 2010

A era da visibilidade- entre o simulacro e o lucro

No ano das eleições uma pequena reflexão sobre a mídia


O ano em que os brasileiros vão ás urnas escolher mais uma vez o destino político e social do país coincide com uma série de escândalos políticos. Isso se deve às transformações da política na era das comunicações de massa, apontadas por Wilson Gomes, em seu livro de mesmo nome. Com a globalização e o neoliberalismo uma série de mudanças afetou a mídia.
Assistiu-se ao surgimento de novas tecnologias e ao processo de desregulamentação da mídia que levou à formação dos grandes conglomerados de comunicação, monopólios interessados em lucro, refletido na briga pelas audiências. Neste contexto a interface entre a realidade e o receptor passou a ser mediada como espetáculo, justamente para conquistar as Audiências e consequentemente o lucro.
Como parte desta realidade política passou a ser mediada como espetáculo e nesse contexto, como destaca Gomes, a política passou a administrar a visibilidade, as aparências e também os escândalos. Isso pode ser explicado tendo em vista a teoria da Agenda ou Agenda Setting, segundo a qual, os elementos sociais visíveis por meio da mídia passam a fazer parte da agenda do público, pautando o cotidiano comunicacional das pessoas. “Quem é visto, é lembrado” conforme o ditado popular brasileiro.
A mídia tornou-se, como argumento Thompson, no livro A mídia e a modernidade, numa espécie de escrutíneo global, local de visibilidade e julgamento das ações e escândalos políticos.
Com a comercialização da mídia a esfera pública, entendida como espaço de crítica do Estado e das organizações sociais perdeu seu caráter crítico, como já observava Habermas em sua Mudança estrutural da esfera pública, o racional-crítico foi trocado pelas necessidades de consumo do espetáculo e hoje, como ressalta Wilson Gomes a agenda política está mais voltada para a administração das aparências e do espetáculo para conseguir a aprovação da sociedade civil e conquistar votos do que para a construção de projetos que viabilizem a consolidação da cidadania no Brasil.

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